_Notícias
Bolsistas do Centro de Inovação Edge vencem ‘Maratona de Inovação: Games’
Com o jogo de entretenimento ‘Kekokada”, os alunos do Instituto de Computação Oliver Alves e Dante Azevedo fizeram parte da equipe campeã na categoria Entretenimento

Foi com o jogo de entretenimento ‘Kekokada’, focado em negócios e na cultura alagoana, que os bolsistas do Centro de Inovação Edge, ligado ao Instituto de Computação, Oliver Alves e Dante Azevedo, saíram campeões da ‘Maratona de Inovação: Games’, que aconteceu durante a sétima edição do Trakto Show, entre os dias 01 e 03 de agosto, no Centro de Convenções, em Maceió.
Promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Maratona premiou as seis equipes que desenvolveram jogos digitais inovadores nas áreas de Educação e Entretenimento. Formadas por 3 a 5 pessoas, as equipes tiveram 54 horas para desenvolver os jogos, com o auxílio de mentores especializados e a oferta de palestras, brainstorming, acompanhamentos e avaliações.
De acordo com Oliver Alves, que é estudante do 8° período de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o jogo ‘Kekokada’ foi desenvolvido em cerca de 45 horas por uma equipe de cinco pessoas, entre estudantes, designers e desenvolvedores, e é um game de gerenciamento de negócios.
“Iniciamos o nosso processo de trabalho com um brainstorm, que foi refinado através de discussões em equipe, e aí passamos a trabalhar o jogo em cima da pergunta ‘como passar a ideia de gerenciamento para jovens?’. A partir disso, com o auxílio de ferramentas de design, fomos moldando nosso jogo ‘Kekokada’, que é um jogo de gameplay variado, que faz o uso do regionalismo alagoano e do pixel art como atrativo estético”, explica o estudante.
O ‘Kekocada’ tem uma representatividade feminina através da personagem ‘Bruxinha Keko’, que faz cocadas mágicas. Por meio da produção dessas cocadas, o jogador faz o gerenciamento do negócio, captando recursos, matéria-prima, fazendo o preparo da cocada, e depois por meio da venda em uma feira.
Segundo Oliver, vencer o desafio foi muito gratificante. “Não foi fácil desenvolver um jogo em tão pouco tempo, mas com certeza foi muito gratificante. Graças a nossa organização como time, na divisão de tarefas e otimização do tempo através de ferramentas de design, conseguimos acelerar nosso trabalho. Me sinto extremamente feliz, pois aprendi muito com o auxílio dos instrutores, pude ampliar meu networking e fazer novas amizades”, conclui.
Para o coordenador geral do Liinc, professor da Ufal e organizador da Maratona, Hérmani Magalhães, o evento impulsiona o ecossistema de inovação em Alagoas. “A Maratona é super importante para o ecossistema de inovação do nosso Estado e para a Academia também, porque conseguimos desenvolver soluções inovadoras em um curto espaço de tempo num evento gratuito, de alto nível, e com engajamento muito forte de várias pessoas da comunidade”, pontua Magalhães.
Compartilhar em
Alunos do Instituto de Computação da Ufal desenvolvem solução para auxiliar na prática de atividades físicas
Estudantes, que são integrantes do projeto Edge Academy, criaram [...]
Estudantes da Ufal desenvolvem aplicativo para Segurança do Trabalho
"Detecção de EPI" busca identificar falhas e trazer mais [...]
Projeto de excelência acadêmica prepara alunos do Instituto de Computação para o mercado de trabalho
Com a retomada das atividades letivas, terceira turma do [...]
EdgeX 2024: Ciência, Tecnologia e Inovação no centro do debate
Evento anual discutiu o impacto da Transformação Digital e [...]